A doença periodontal afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente. Ela se desenvolve em três estágios: gengivite, periodontite e periodontite avançada.
A doença periodontal nem sempre apresenta dor, por isso é importante estar atento aos sintomas:
Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental
Gengiva inchada, vermelha ou dolorida
Gengiva retraída
Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca
Dente amolecido
Próteses parciais que se desajustaram
Pus visível em torno dos dentes e gengiva
Dores agudas ao mastigar os alimentos
Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.
Esse problema é causado por bactérias da placa bacteriana, uma película pegajosa e incolor, formada sobre os dentes, causam as doenças periodontais. Caso a placa não seja removida, ela pode endurecer e se transformar em tártaro (cálculo dental), que por sua vez facilita o acúmulo de mais placa. A escovação ou o uso do fio dental não remove o tártaro, apenas um dentista poderá fazê-lo por meio de uma limpeza profissional (raspagem). As bactérias dessas regiões podem infectar a gengiva e dentes, induzindo a perda de osso. Existem três estágios da doença periodontal:Gengivite Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Você poderá observar vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Nesse primeiro estágio, a doença periodontal pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais que seguram o dente no lugar não tenham sido afetados.
Periodontite Neste estágio, o osso de apoio e as fibras que seguram os dentes no lugar estão irreversivelmente danificadas. A gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa . Um tratamento periodontal adequado e melhoria da higiene bucal normalmente ajudam a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ao osso.
Periodontite avançada Neste estágio mais avançado da doença periodontal, as fibras e o osso dos seus dentes estão sendo destruídos, e isso pode fazer com que o seu dente se movimente ou fique mole. Isso pode afetar a sua mordida e a forma como você se alimenta ou se comunica. Se o tratamento periodontal não puder salvá-los, os dentes deverão ter que ser extraídos.
Prevenção Escovação e uso do fio dental adequados ajudam a prevenir a doença periodontal. O uso de cremes dentais e enxaguantes bucais com agentes antibacterianos pode matar as bactérias e diminuir a quantidade de placa em sua boca. Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir melhorar a saúde bucal.
Tratamento Caso a doença periodontal esteja em um estágio mais avançado, a raspagem e alisamento radicular podem ser realizados para tratar as bolsas periodontais infectadas e a diminuir assim a inflamação da gengiva. O dentista utiliza um dispositivo chamado ultrassom para remover a placa bacteriana, o tártaro e restos de alimentos acima e abaixo da margem gengival, ou optar pela raspagem manual, com instrumentos chamados curetas, para tornar as superfícies dos dentes lisas. Se as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, ou seja, se você tem periodontite moderada a severa, uma cirurgia periodontal reduzir as bolsas, bem como enxerto ósseo para restaurar o osso perdido.