Como previnir a cárie e as aftas

Cárie A escova, o creme dental e os fios dentais são, sem duvida, os três aliados que, quando bem utilizados, garantem quase 100% da saúde bucal. A remoção da placa bacteriana feita com a escovação, restringe a ação dos ácidos produzidos pelos microorganismos. Além disso o creme dental possui flúor, que ajuda a manter integridade do esmalte dos dentes. Um coadjuvante da higiene oral são os enxaguatórios bucais. Encontramos diversas marcas de boa qualidade, todas elas com flúor e outros agentes anti-sépticos em sua formulação.

Aftas um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses. Mas esse tempo pode variar devido a diversos fatores. A gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada são alguns dos aspectos que influenciam nesse caso.

EXISTEM FORMAS DE ACELERAR O PROCESSO? A afta ou úlcera aftosa recorrente é uma doença comum, que ocorre em cerca de 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal, podendo ser múltiplas ou solitárias. As causas da afta ainda são desconhecidas, mas provavelmente estão relacionadas a:

Viroses;

Stress;

Alteração da resposta imunológicas;

Alterações hormonais;

Ciclo menstrual;

Ácidos presentes na alimentação;

Queimaduras (calor ou produtos químicos);

Distúrbios gastrointestinais;

Doenças sistêmicas (do organismo);

Traumas mecânicos.

O tratamento para alívio da dor é simples, desde que corretamente diagnosticada pelo dentista.

Cárie A escova, o creme dental e os fios dentais são, sem duvida, os três aliados que, quando bem utilizados, garantem quase 100% da saúde bucal. A remoção da placa bacteriana feita com a escovação, restringe a ação dos ácidos produzidos pelos microorganismos. Além disso o creme dental possui flúor, que ajuda a manter integridade do esmalte dos dentes. Um coadjuvante da higiene oral são os enxaguatórios bucais. Encontramos diversas marcas de boa qualidade, todas elas com flúor e outros agentes anti-sépticos em sua formulação. Aftas A afta ou úlcera aftosa recorrente é uma doença comum, que ocorre em cerca de 20% da população, caracterizada pelo aparecimento de úlceras dolorosas na mucosa bucal, podendo ser múltiplas ou solitárias. As causas da afta ainda são desconhecidas, mas provavelmente estão relacionadas a:

Viroses;

Stress;

Alteração da resposta imunológicas;

Alterações hormonais;

Ciclo menstrual;

Ácidos presentes na alimentação;

Queimaduras (calor ou produtos químicos);

Distúrbios gastrointestinais;

Doenças sistêmicas (do organismo);

Traumas mecânicos.

O tratamento para alívio da dor é simples, desde que corretamente diagnosticada pelo dentista.

Higiene Bucal e Escovação Para a prevenção da cárie e da doença periodontal, é necessário que se faça uma completa remoção da placa bacteriana, principal causadora dessas doenças, através de uma escovação correta e de uma técnica adequada : Posicione a escova num ângulo de 45°, dirigindo as cerdas para a junção dos dentes com as gengivas. Deve-se remover toda a placa bacteriana depositada próximo à gengiva, enquanto você está escovando os dentes. Comprima e faça movimentos circulares suavemente contra as gengivas. Limpe todas as superfícies externas e internas dos dentes superiores e inferiores do mesmo modo descrito acima. Limpe todas as superfícies internas dos dentes anteriores, também da mesma maneira, empunhando a escova perpendicularmente à boca. Faça movimentos para frente e para trás, com força moderada, para limpar as superfícies de mastigação dos dentes superiores e inferiores. Escove por fim a parte superior da língua. O fio dental é tão importante quanto a escova para a higiene bucal

Escovas Dentais A escova ideal para os dentes naturais deve ser macia ou extramacia, que atenda as seguintes especificações: cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas com tufos concentrados. Uma escova com cerdas macia ou extramacia costumam durar no máximo 30 dias.

O Fio Dental Ele garante a remoção eficaz de detritos alimentares das superfícies laterais dos dentes onde a escova não alcança, evitando o acúmulo de placa bacteriana e o surgimento de cáries e doenças gengivais nestes locais. O fio dental deve ser usado diariamente. Corte aproximadamente 50 cm de fio e enrole as extremidades nos dedos médios. Use os polegares para conduzir o fio suave e cuidadosamente entre os dentes superiores, evite o contato brusco do fio com as gengivas para não machucá-las

Compartilhe:

Fonte:Sorrisologia