Quanto tempo leva o tratamento ortodôntico?

O objetivo final de um tratamento ortodôntico é sempre proporcionar uma boa condição funcional e estética para o paciente. Para alcançar isso existem vários caminhos, mas a meta principal nunca deve ser esquecida. Muitas vezes, para atingir os resultados esperados, o processo acaba demorando um pouco mais, o que pode acabar sendo um incômodo.

TRATAMENTO ORTODÔNTICO: APLICAÇÃO DE FORÇA E MOVIMENTAÇÃO DOS DENTES. Basicamente, o tratamento ortodôntico se constitui como a movimentação dos dentes através da aplicação de uma força sobre eles. Estas forças provocam modificações no ligamento periodontal causando reabsorção de osso de um lado do dente, nas áreas de pressão, e a posição de osso do outro lado, nas áreas de tensão. A maneira de aplicar a força, no entanto, pode variar muito. Podem ser usados aparelho fixos tradicionais, alinhadores móveis ortodônticos, ou ainda a própria força da língua batendo nos dentes. Os aparelhos ortodônticos, portanto, são dispositivos mecânicos utilizados para direcionar estar forças a nosso favor, ou seja, deixar os dentes na posição que desejamos.

A DURAÇÃO DO TRATAMENTO DEPENDE DE DIVERSOS FATORES. um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses. Mas esse tempo pode variar devido a diversos fatores. A gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e mecânica utilizada são alguns dos aspectos que influenciam nesse caso.

EXISTEM FORMAS DE ACELERAR O PROCESSO? Atualmente, a tecnologia tem trazido grandes avanços para o tratamento ortodôntico. O tempo que o paciente fica em nosso consultório durante uma consulta diminuiu bastante. Além disso, muitos estudos vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de acelerar o tempo de tratamento. Osteo-micro-perfurações, corticotomias, injeções locais de PRP, aparelhos vibratórios, laser de baixa potência são algumas dessas técnicas. Além disso, fios ortodônticos de alta tecnologia como os NiTi termoativados e alguns tipo de aparelhos ortodônticos como os chamados autoligados prometem uma diminuição do tempo de tratamento, mas ainda não existe uma evidência científica disso. Para acelerar uma movimentação ortodôntica, é preciso acelerar a resposta biológica à força aplicada ao dente, o que depende do organismo de cada pessoa. Portanto, para diminuir o tempo de um tratamento, o melhor caminho ainda é um diagnóstico e planejamento bem feitos, com aplicação das mecânicas adequadamente.

Compartilhe:

Fonte:Sorrisologia