Os motivos para usar aparelho dentário variam de acordo com a faixa etária e urgência da pessoa. O alinhamento dos dentes, questões de saúde causados por problemas dentários ou estética, se você se identificou com esses 3 problemas, talvez seja a hora de procurar mais informações sobre o assunto. O tratamento não é somente estético, ele auxilia também na melhoria da saúde bucal, trabalhando nas funções da fala, mastigação e respiração para que essas sejam normalizadas. O aparelho dentário corrige o posicionamento dos dentes, evitando problemas futuros com articulação da face, perda dos dentes e doenças gengivais.
Considerando esses fatos, a Odonto San formulou 6 sinais para saber se você precisa usar aparelho.
DENTES APINHADOS: Popularmente conhecidos como dentes encavalados. Isso ocorre quando o tamanho dos dentes é maior que o tamanho dos maxilares, encurtando o espaço e acarretando na justaposição de um dente no outro. Além do problema estético, dificulta a higienização e facilita o aparecimento de cárie e gengivite;
DENTES AFASTADOS/DIASTEMA: Ocorre quando a quantidade de dentes é menor que a da arcada, formando a famosa janela entre os dentes. Acontecem por conta da extração de dentes ou dentes que não nasceram. O prejuízo é estético e funcional. O dentista indicará o melhor aparelho para cada problema.
DENTES GRANDES: Se dá quando os dentes anteriores superiores ficam bem à frente dos inferiores.
MORDIDA PROFUNDA: A mordida profunda ocorre quando os dentes superiores cobrem os inferiores, impedindo a sua visualização.
MORDIDA ABERTA: A mordida aberta ocorre quando existem vãos entre os dentes superiores e inferiores.
MORDIDA CRUZADA: A mordida cruzada ocorre quando os dentes superiores ficam dentro dos dentes inferiores ao morder normalmente.