O tratamento ortodôntico está dividido em 3 fases:
A primeira fase ocorre antes da completa erupção de todos os dentes permanentes. Atua principalmente na correção dos problemas ósseos . Deverão ser usados aparelho removíveis em casos que há necessidade de aumentar a largura do palato, expandindo-o e melhorando a posição dos dentes. Aparelhos ortopédicos: movimentam as bases ósseas quando há diferença de crescimento da maxila em relação à mandíbula e devem ser usados antes do termino da fase de crescimento. Servem para estimular e equilibrar o desenvolvimento ósseo destas arcadas dentárias.
A segunda fase é a correção ativa onde os aparelhos fixos são instalados para alinhar e nivelar no sentido horizontal e verticalmente com objetivo de melhorar o encaixe(oclusão) entre maxila e mandíbula e dentes de cima e de baixo. Após o alinhamento dos dentes se faz necessário o alinhamento das raízes dentárias, essa fase final do tratamento será importante na manutenção dos resultados obtidos durante o tratamento todo.
Após a remoção do aparelho, iniciamos a fase de retenção com uso de contenções ortodônticas fixas e móveis. As contenções são muito importantes para manutenção dos resultados obtidos, uma vez que, os dentes possuem uma “memória” tendendo sempre a voltar a sua posição original de nascimento.
QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO ORTODÔNTICO? Aparelhos móveis devem ser usados de 6 a 18 meses, dependendo de cada caso. Os parelhos fixos levam em média 36 meses dependendo da reação de cada pessoa ao tratamento. Em alguns casos de acordo com a complexidade o tratamento pode se estender por mais tempo, devido a fatores de crescimento ósseo excessivo ou deficiente, colaboração do paciente, queda de braquetes, ausência às consultas, todos esses fatores alteram o tempo e a qualidade dos resultados finais.
CUIDADOS COM APARELHO: Higiene: Escovação adequada (escova a 45°), uso do fio dental diário e escovas inter dentais. Evitar alimentos duros (castanha, cenoura) e pegajosos para não deslocar os braquetes, pois é ele que preso ao fio movimenta o dente e se há movimentação deste dente pode ser necessário voltar a um fio mais fino, atrasando o fim do tratamento. Não mexer no aparelho sozinho sem orientação do dentista Aparelhos removíveis: Deixar 30 minutos ao dia em solução de 1 copo de água com uma colher de água oxigenada 10 volumes ou 1 colher de bicarbonato. Remove-lo ao se alimentar, não guardar em mochilas sem a proteção plástica.
PORQUE FAZER MANUTENÇÃO TODO MÊS? O QUE SE FAZ NA MANUTENÇÃO? Os aparelhos ortodônticos não agem sozinhos, para que o tratamento ocorra é necessário fazer a ativação do fio através da troca dos elásticos (borrachinhas) bem como a troca do fio, pois existem fios de diversos formatos e calibres que são usados de acordo com objetivo do tratamento. As manutenções devem ser feitas mensalmente ou conforme a necessidade e avaliação do dentista, pois é preciso que se avalie o andamento do tratamento e a resposta do paciente às manobras realizadas. Os arcos (fios) necessitam de um tempo na boca para exercer sua função, após este período o arco é removido e substituído por outro. Um mesmo arco permanece de 3 a 9 meses e somente o ortodontista sabe quando trocar. Conforme o andamento do tratamento e a movimentação dos dentes, muitas vezes é necessário reposicionar alguns braquetes, verificar se o fio não está torto, solto ou machucando, se a força aplicada está ideal e verificar a saúde bucal do paciente como um todo.
RISCO DE FICAR SEM FAZER A MANUTENÇÃO: A falta de manutenção pode levar ao desalinhamento dos dentes, posição incorreta de fios e braquetes, perda ou abertura de espaços indesejados, acumulo de bactérias nas borrachinhas, problemas bucais como inflamações, gengivite, mal hálito, cáries, movimentações indesejadas e bruscas, perda óssea anormal e até a perda dos dentes.
TERMINO DO TRATAMENTO E USO DA CONTENÇÃO: Os dentes e ossos maxilares tem uma tendência a voltar a posição original após o termino do tratamento. Essa fase é tão importante quanto todo o tratamento. Os dentes inferiores se foram muito apinhados recebem uma contenção fixa que devem permanecer por toda vida. Nos dentes superiores pode-se usar uma contenção fixa ou uma placa móvel que é usada por no mínimo 1 ano até 3 anos para obter uma estabilidade. Mudanças acontecem em nosso corpo e na boca por toda vida, com o passar da idade podem haver alterações musculares, perda de dentes, problemas gengivais, desgastes naturais que podem exigir que se faça um novo tratamento ortodôntico.