A nossa boca é repleta de elementos que atuam em conjunto para comer, beber, falar e sorrir, mas você sabe como é a anatomia da sua boca? Ela é composta por:
Incisivos Os dentes frontais afiados, em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) são utilizados para cortar alimentos.
Caninos Também conhecido por presas, esses dentes possuem a forma pontuda e são utilizados para rasgar e segurar alimentos.
Pré-molares Esses dentes possuem duas cúspides pontudas em sua superfície de mordida. Os pré-molares servem para esmagar e rasgar alimentos.
Molares Utilizados para moer e mastigar alimentos, esses dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida para auxiliar nesse processo.
Coroa Essa é a parte superior do dente e a única parte que você consegue ver normalmente. A forma da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os dentes frontais são afiados e com forma de cinzel para cortar, enquanto molares possuem superfícies planas para moer e mastigar.
Gengiva É o tecido mole que reveste os dentes. Sem escovação e uso apropriado do fio dental, a placa pode se acumular na gengiva, causando gengivite e doença periodontal.
Raiz Equivale a dois terços do dente e está envolvida por osso, servindo de âncora para manter o dente no lugar.
Esmalte O esmalte é a parte externa e mais resistente do dente, que possui o tecido mais mineralizado do corpo. Pode ser danificado por cárie caso o dente não seja tratado apropriadamente.
Dentina A camada do dente abaixo do esmalte.
Polpa O tecido mole encontrado no interior de todos os dentes, onde a polpa dental e os vasos sanguíneos se localizam. Caso a cárie chegue a polpa, você sentirá dor e um procedimento de canal pode ser necessário.